segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A OCUPAÇÃO E A MISSÃO!

 "QUANDO O BARULHO DOS TEUS PLANOS CESSAM, ENTÃO DEUS PODE SER OUVIDO". 

  Dezembro chegou e com ele todo o seu fardo. Já recebi dezenas de emails de evangélicos desejando "feliz natal e um próspero ano novo". É a velha hipocrisia de sempre, mas o que me deixa mais indignado é ver que passa ano e entra ano e nada muda no cenário "evangeliquez", continuam sendo simpatizantes e cooperadores na proliferação de todo tipo de festa pagã. O natal talvez seja a maior delas. Como a bíblia diz, estas pessoas fazem parte do grupo que aprendem sempre mas  nunca chegam ao conhecimento da verdade, e por que não? Porque são meros religiosos satisfeitos, realizando cinco ou seis regras com aparência de piedade para depois se confortarem na sensação do "dever" cumprido. 
  Tempos difíceis são estes e estou bem certo que ficarão piores.
  Veja que interessante! Neste mês de dezembro a "cristandade" se volta a fraudulenta data do nascimento de Jesus. O frenesi é tão grande que cada dia, que antecede o dia vinte cinco, parece ter somente vinte horas ao invés de vinte quatro. O dia amanhece e as pessoas saem de suas camas parecendo grilos saltantes. É preciso decidir onde a família vai se reunir, onde comprar os presentes, certificar-se de que todos os ingredientes para a grande ceia estão na lista, fazer algumas reformas, pintar a casa, cuidar das decorações de natal e por ai vai... Eu diria que toda esta correria, toda esta agitação e barulho poderiam ser representados da seguinte forma: 
-Pessoas correndo de um lado para o outro em busca de palha. 
-No tão esperado dia 25 todos amontoam os seus fardos de palha e juntos ateiam fogo e assim conseguem manter aquecida a famosa comunhão fingida. 
-Dia 26... fumaça, tudo se queimou, não há mais nada. Agora é se programar para não esquecer nenhum item da lista de pedidos para 2011.
-Em 2011, começam a fazer tudo como sempre.

  Este é um exemplo simples que resume o final de toda a obra no mundo para o mundo. Até quando católicos e evangélicos vão seguir acreditando que dentro dos seus próprios contextos de cristianismo podem santificar o que é profano? Purificar o que é abominável tornando-se assim participantes do mundo e suas devassidões? Quando estas escamas vão cair? 
Vão cair quando definitivamente olharem para o Jesus bíblico e conformarem as suas vidas ao Seu ensino. Vão cair quando verdadeiramente reconhecerem que estão perdidos bem como o mundo e tudo o que há nele e sendo assim necessitam desesperadamente de um salvador, não do tipo inventado em Hollywood, não do tipo papai noel pregado nos púlpitos modernos, mas sim daquEle que é a única Verdade, o único Caminho, a única Vida. 

  Nestes últimos dias tenho andado bem atarefado, obviamente que não em função do natal, mas também não sei o quanto em função do reino e é por isso que estou escrevendo este artigo. Estou fazendo uma auto avaliação e o que está na pauta é em que realmente eu tenho me ocupado e diante do resultado estou convencido de que, na balança da missão, tenho andado em falta. 
  Quando olho para Jesus e vejo a intensidade do seu comprometimento com a missão que o Pai lhe deu, fica claro que passo muito tempo fazendo coisas sem propósito. Em muitos aspectos ainda vivo para mim mesmo. É preciso estar no mundo, mas não devemos viver para o mundo e muito menos vivermos igual aos que estão sendo seduzidos por ele. Nós temos um lar e estamos bem certos que não é aqui, temos um Rei e Ele também não é deste mundo, mas então o que acontece? Porque muitas vezes nos achamos tão preguiçosos e sem muita convicção a cerca da obra que nos foi proposta? 
É por causa do barulho! Sim, o estrépito dos nossos planos medíocres, o estrépito dos nossos sonhos egoístas, ou mesmo aquela sutil voz que te cativa apresentando-lhe um "futuro promissor" não permitem que estejamos em silêncio para ouvir a direção, para ouvir o nosso Deus. Quando isso acontece, no final estamos exaustos, nada foi feito e pode até ser que realizamos um punhado de coisas, mas ao fim, no dia da prova, o fogo do juízo se incumbirá de consumí-las, pois se mostraram inúteis. 

  Irmãos, o tempo se abrevia. Falo do meu próprio exemplo, inconformado, na expectativa de que também possam por um momento olharem para si mesmos e juntos, mediante o nosso arrependimento possamos retomar a missão. E este não é um propósito para 2011, mas sim para hoje, pois o hoje é tudo o que temos, logo se Hoje ouvir a Sua voz, não endureça o teu coração.

Feliz auto avaliação e um próspero retorno a missão.
Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós.


Luciano Silva











0 comentários:

Postar um comentário

 
;