segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Da Conversão ao Cristão

Falávamos sobre este assunto no ultimo sábado (08/10/2011) então achei que seria interessante compartilhar com outros irmãos sobre isso.
Bom, nós lemos o capítulo dois do livro de Atos e então começamos a analisar tudo o que aconteceu ali mediante o cumprimento da promessa de Jesus acerca do poder, que viria do alto, capacitando os discípulos para que pudessem cumprir a ordem de ir e levar as boas novas até os confins da terra. Teve vários pontos que nos chamou a atenção, porém vou me concentrar naquele que deu origem ao título deste artigo. Se puder leia Atos 2:37-42.
Como sabemos os discípulos estavam juntos, em oração, aguardando a promessa. Imagino que havia uma expectativa muito grande no coração deles, afinal quanto antes eles terminassem a tarefa de pregar as boas novas a todos os povos da terra, mais rápido eles se encontrariam com o Mestre novamente, o que eles talvez não tinham ideia era quão grande o mundo é. De qualquer forma sabemos que eles perseveraram até o fim de suas vidas e cumpriram o propósito pelo qual foram resgatados. Voltando ao assunto...

A promessa se cumpriu, o Espírito Santo chegou e, um tipo de explosão instantânea ocorre no coração de cada um daqueles homens, e então Pedro é impulsionado a falar para uma multidão. O teor da sua mensagem se restringe unicamente a comunicar Cristo aquela pessoas, de maneira que por um momento cada um ali presente pudesse ser constrangido a examinar a sua alma para assim se arrepender e receber uma nova vida. Que contraste com as mensagens que são pregadas hoje em dia, onde os pregadores profissionais atraem as pessoas com promessas fantasiosas de bençãos e prosperidade mundana! Quase não há mais ninguém que pregue algo que faça o homem se contorcer dentro de si mesmo, reconhecendo quão pecador é e quão desesperado por Cristo deve estar.

"Ouvindo eles a mensagem de Pedro, compungiram-se em seus corações e perguntaram: Que faremos? E Pedro responde: Arrependei-vos e cada um seja batizado em nome de Jesus, para perdão dos pecados."
Irmãos quando o evangelho genuíno de Cristo é comunicado, sem reservas, é exatamente este o resultado que encontramos, ou seja, o ser humano é constrangido a olhar para dentro de si mesmo e pode ter certeza de que ele não vai gostar do que estará vendo e a única saída que encontrará será se render ao imensurável amor de Deus.  Hoje, por auto preservação as pessoas tem medo de confrontar o pecado na vida de outros por meio da palavra de Deus e como resultado o que temos é este "bando" de evangélicos e católicos que mais envergonham o cristianismo do que qualquer outra coisa. Obviamente que não falo de forma generalizada, porém é certo de que são poucos os que escapam desta triste realidade. Voltando...

Mediante este primeiro discurso de Pedro a bíblia afirma que quase três mil almas se converteram e foram batizadas naquele mesmo dia. O ponto x deste artigo está bem aqui. Três mil pessoas é muita gente, ainda mais para serem batizadas assim, de repente, sem nenhuma programação, preparação ou coisa parecida. Na verdade a cristandade moderna é quem inventou este monte de modismos que acabam complicando mais ao invés de deixar que as coisas aconteçam naturalmente com toda a simplicidade. Hoje para realizar um batismo a pessoa tem que no mínimo passar por um cursinho preparatório, abandonar possíveis vícios, bem como qualquer pecado aparente e então aguardar a programação para o próximo batismo na agenda da "igreja", em outras palavras, a pessoa tem que pelo menos já aparentar ser um santo, para então poder prosseguir na sua iniciação cristã. Como já disse, tudo isso é não passa de um monte de invenções do próprio homem e não tem o mínimo vestígio dos ensinamentos bíblicos. Biblicamente a pessoa era informada de quão pecadora é, então o Salvador era apresentado a ela e assim caso recebesse de bom grado a mensagem, se arrependia e imediatamente era batizada. Este é o processo que hoje entendemos por conversão, porém é importante que entendamos que o ato da conversão não nos torna cristãos. Achou isso estranho não é mesmo? Bom, a conversão é apenas a porta, é ela que nos posiciona no ponto de partida do caminho que Cristo nos orienta a seguir. Este caminho é Ele mesmo, por meio de Sua palavra e ensino, e é andando por Ele que vamos nos tornando cristãos a cada dia, as coisas velhas vão sendo deixadas para traz e eis que tudo vai se fazendo novo. Se eu me converto hoje como poderia me considerar um cristão, visto que ainda não sei como devo me comportar como tal? Sim, a minha conversão, por meio da fé, me dá salvação em Cristo, mas se ainda estou no mundo, preciso aprender a andar como Ele andou, somente assim serei achado como um dos seus discípulos. Então, após a conversão(arrependimento e batismo)agora sim , inicia-se o processo de se tornar um cristão, de ser feito filho de Deus. Sob esta ótica fica fácil saber quem realmente está no Caminho, pois as pessoas deveriam olhar para nós e não ver apenas alguém dizendo ser um cristão, mas sim ver que o nosso falar, o nosso andar, a nossa vida é verdadeiramente um reflexo de Cristo em tudo. Como lemos na Bíblia, não basta estarmos nEle, pois se Ele não estiver em nós nada podemos fazer, mas se Ele estiver em nós, então seremos luz para este mundo e sal para esta terra. 

Uma outra coisa interessante é o que acontece nos primeiros dias após a nossa conversão. Nós estamos tão empolgados com a nova descoberta que somos impulsionados a compartilhar da novidade com todas as pessoas que conhecemos. Na verdade este é o autêntico resultado do Espírito Santo fazendo de nós a Sua habitação. Realmente é uma fase muito maravilhosa! As escamas começam a cair dos nossos olhos e passamos a enxergar a vida de uma maneira muito muito diferente de como a víamos antes. Mas de repente, com o passar dos anos, algo começa a acontecer e a maioria daqueles que experimentaram estas coisas no inicio de sua caminhada se encontram com saudades daquele tempo o qual passam a chamar de "O primeiro amor". Então dizem: "Que saudades do primeiro amor, de quando eu me converti". Penso que isso não deveria ser assim, e se chegamos a este ponto é porque alguma coisa aconteceu no caminho, afinal o Espírito Santo ainda está entre nós e ainda há milhares de pessoas que precisam ser salvas, logo o que aconteceu com nossa sede e fome de comunicar Jesus para todos? Creio que a resposta está bem aqui, em Atos 2:42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos(Confere), na comunhão(Confere), no partir do pão(Confere), E NAS ORAÇÕES(Ops!). É isso mesmo! O cristão moderno quase não ora mais e quando o faz, sua oração se resume a pedidos egoístas. Quem realmente se importa com os perdidos?
Sabe, as vezes na minha oração me pego dizendo cada besteira que pareço um idiota, como por exemplo: Pai, tenha misericórdia blá blá blá... Tenha misericórdia? Que isso! Como se o mundo inteiro não estivesse mergulhado na Sua infinita misericórdia, do contrário não sobraria nada, esta é a verdade! Orações sem sentido não servem a nenhum propósito e jamais serão respondidas. O fato é que, desde o Éden, com a entrada do pecado no mundo, o ser humano vem enfrentando esta dificuldade em se comunicar com Deus. Somos capazes de ficar dez horas cantando louvores, porém dez minutos em oração para muitos parece um tormento.
No momento de nossa conversão, Deus se comunicou conosco através da mensagem do Seu amor e nós nos comunicamos com ele por meio da nossa fé, logo houve uma explosão, Ele veio habitar em nós e passamos a sentir uma grande necessidade de apresentá-Lo a outros. Mas e hoje, passado todos estes anos, Ele ainda habita em nós? Ele ainda fala conosco? Nós ainda temos fé? Então, porque é que nos conformamos em deixar de falar do Seu amor para outros? Acaso declarar ter saudade do primeiro amor, não é abraçar tal conformismo? Jesus só poderá ser comunicado, com poder, ao mundo por aqueles que incessantemente se comunicam com Ele. Estes já não fazem nada por si mesmos e suas atitudes apenas refletem o que Jesus lhe pede para que façam. Sim, eles O obedecem, porque verdadeiramente O amam.

Para encerrar, concientizemo-nos de que seremos responsabilizados por cada oportunidade que Deus nos concede de comunicarmos a salvação a outros, e assim como Paulo declarou, de igual forma, somos devedores para com todos os ainda não salvos, pois devemos amá-los assim como Deus nos amou. 



1 comentários:

kenninho disse...

Realmente precisamos rever nosso conceito do que é ser Cristão, o que pedimos em oração, com qual obejtivo vivemos para Cristo. Kennedy.

Postar um comentário

 
;