domingo, 24 de junho de 2012

Funções na Igreja



   Este é um dos assuntos que mais nos questionam através de emails, pois na cabeça de muitos nas igrejas caseiras não existe nenhuma ordem, mas isso não é verdade. A verdade é que esta é uma questão simples, e talvez por ser tão simples é que pensem "como pode ser isso?".
  Bem, sobre tudo a questão complicadora é novamente a maneira como os homens em seus sistemas religiosos aplicam as doutrinas bíblicas insistindo em fazer uso dos mesmos padrões mundanos. O primeiro passo então é desconstruir este padrão equivocado. Vamos lá.
Jesus veio ao mundo e declarou: "Eis que é chegado o reino dos céus". Lembre-se que Ele veio nos resgatar deste mundo de pecado, logo há necessidade de nascermos de novo, deixarmos para trás o velho homem juntamente com as velhas práticas e padrões dos homens. Jesus tem os seus próprios padrões em Seu reino. NEle somos feitos novas criaturas, filhos e filhas que agora já não vivem sob governos humanos, mas sob o governo único e suficiente de Cristo, o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Cordeiro Santo, o Sumo Pastor e Bispo das nossas almas. Jesus não deixou um silêncio em relação as funções na igreja, pelo contrário, Ele instruiu seus discípulos em tudo, inclusive deixou muito claro para que não seguissem os modelos gentílicos(mundo), veja: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; (Mt 20.25,26). Veja que funções no reino de Deus tem um único propósito que é o serviço para a edificação do corpo, a igreja. Jesus é o maior exemplo neste quesito também, pois tendo a glória que tinha com o Pai, se fez homem e serviu a humanidade. Agora imagine, como meros homens poderiam acreditar que existe alguma autoridade espiritual em si mesmos? Jamais! Isso é reflexo e influência da ação do próprio satanás que também quis ser superior a Deus e o resultado você já sabe, foi expulso da presença do Criador! Veja que todos os que cometerem o mesmo erro da antiga serpente receberão a mesma condenação: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. (Mateus 7:13-29 ). Por que serão expulsos da presença do Rei? Porque por se acharem donos da autoridade pegaram para si a glória que pertence somente a Cristo.  Outro texto mal interpretado sobre a questão de autoridade é o famoso Efésio 4:11 que diz: E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Veja que em 1 Co 12:27-28, Paulo usa o termo "primeiramente" apóstolos. É engraçado porque uma simples palavra parece ser suficiente para sustentarem doutrinas mentirosas como por exemplo a da hierarquia espiritual ou cadeia de comando. Lembrando que foi exatamente por sustentar este tipo de doutrina que a bíblia registra a aversão de Deus ao Nicolaísmo.
Quero aproveitar para deixar aqui um conselho seguro sobre um cuidado básico quanto ao interpretar das escrituras. É bem simples, tudo o que Jesus ensinou é suficiente para seguirmos como verdadeiros cristãos, logo os demais ensinos nas cartas sejam de Paulo, Pedro ou de qualquer outro precisam sempre estar em concordância com o que Jesus ensinou, caso contrário você deve ficar com o ensino do Mestre e ignorar o resto. Por falar em Mestre veja um exemplo claro: Paulo escreveu: A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Agora veja o que Jesus disse: Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Mateus 23:10. Paulo diz que Deus instituiu mestres, mas Jesus disse que só há um Mestre, Ele mesmo. Com o ensino de quem você fica? Será que o problema da discordância que temos aqui não provém de más traduções das cópias, das cópias, das cópias dos originais? Veja outro exemplo onde mais uma vez os homens sustentam interpretações equivocadas: Paulo escreveu: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós. Este é um dos textos de onde surgiu a tal doutrina da paternidade espiritual, com o famoso termo "pai na fé". Veja o que Jesus disse: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Mateus 23:9. Qual o problema da suposta paternidade que os homens sustentam? O problema é que, primeiro, como Jesus afirmou, só há um Pai quando se trata de questões espirituais e Ele está nos Céus, segundo, a ideia aprisiona e muitas vezes cega o suposto "filho espiritual", ou seja, tudo o que o "pai" disser o "filho" deve obedecer, não importa se o "pai" está ensinando o que Jesus não ensinou, pois o "filho" lhe deve obediência. Isso é muito grave! Tenho visto muitos irmãos e irmãs caminhando por um caminho de engano e tudo porque seu "Líder", aquele que o "ganhou" para Cristo, se posiciona como autoridade espiritual sobre ele. Ganhou? Este é outro termo que não tem nada haver com a realidade. Como você pode ver há muitas distorções no sistema religioso moderno. Se somente o Espírito Santo é capaz de convencer o homem a cerca do seu pecado, como alguém pode querer usurpar esta glória, dizendo que é ele quem ganha as almas para Cristo? Pela misericórdia de Deus somos todos meros instrumentos, nada mais que isso. Bom, na verdade, pelo tipo de "evangelho' que andam pregando, é razoável dizer que estes homens estão ganhando as almas, mas não para Cristo e sim para si mesmos uma vez que praticamente não falam sobre arrependimento de pecados.
  Vamos seguir com o nosso tema. Como você pode ver até aqui a autoridade espiritual, bíblica, pertence unicamente e exclusivamente a Cristo.(Jo 13:3, Mt 11:27, Mt 9:6, Cl 2:9-10) Agora, se existem homens capacitados para o ensino por que não tê-los como mestres? Simples, porque o que eles tem não provém deles mesmos, mas sim do próprio Cristo que os capacita, logo a glória não é do homem, mas de Jesus.
Por toda a história, em todas as vertentes da sociedade nós observamos homens tentando dominar uns aos outros, infelizmente o sistema religioso adotou o mesmo padrão e é por isso que surgem tantas distorções quando o assunto é autoridade. Veja que inventaram a tal "cobertura espiritual" que nem mesmo é citado em parte alguma da bíblia. A ideia básica para tal provém do nicolaísmo, posteriormente foi adotado pelo catolicismo romano e transferido para os protestantes(e este é apenas um dos pilares da reforma que não foi derrubado), ou seja, cada denominação, possui um líder supremo que por razões lógicas se encontra no topo da pirâmide de comando. Só para cair a ficha, perceba que apenas um grupo seleto tem acesso direto a estes homens líderes, enquanto a maioria da congregação nem sequer sabe onde o indivíduo mora, pois jamais frequentaram a sua casa. Engraçado que na bíblia lemos dezenas de textos revelando que a igreja partia o pão de casa em casa. Era nos lares que eles se relacionavam na maior parte do tempo como igreja. Em cada cidade haviam várias casas onde congregações distintas se reuniam, muitas vezes se reuniam na casa dos anciãos, irmãos mais maduros e experimentados na fé, mas nem isso era regra. Hoje em dia líderes preferem ter os irmãos da congregação bem longe de suas vidas particulares.
Para não estender demais este artigo imagino que você já tenha sido encorajado a rever algumas coisas sobre seu entendimento a respeito de autoridade espiritual, então vou falar um pouco sobre como entendemos as funções na igreja. A comparação que Paulo fez da igreja com um corpo é perfeita. Neste corpo Cristo é o cabeça que governa sobre todos os demais membros deste corpo. Por um momento pense no seu corpo e tente classificar quais são os membros mais inferiores. Talvez você tenha pensado nos dedinhos dos seus pés, no entanto você seria capaz de cortá-los, acreditando não precisar tanto deles? Imagino que não não é mesmo? E isso reflete apenas uma coisa: todos os membros do corpo são importantes ainda que tenham funções diferentes, então é exatamente assim que compreendemos o corpo, a igreja. Cada um de nós é um membro deste corpo, somos todos irmãos, não há maior e nem menor e todos são importantes. Mas este corpo precisa crescer e para isso o Espírito Santo distribui dons. Estes dons não pertencem a pessoa pela qual eles fluem, então ninguém pode usá-los para benefício próprio, mas sim como ferramenta para servir aos irmãos visando a edificação. Lembre-se que é Deus quem edifica a Sua igreja e Ele o faz por meio de todos os membros e não apenas por meio de algum grupinho seleto. É nisso que consiste a palavra "ministério", é o meio pelo qual servimos uns aos outros e não pelo qual nos destacamos entre os demais recebendo glória e aplausos. Hoje dentro do sistema religioso um irmão que tenha recebido um dom de cura, por exemplo, é praticamente idolatrado e isso porque os próprios procuram alimentar este engano no coração dos seus simpatizantes.
Bom, como os dons são recebidos eles devem fluir naturalmente e assim, da mesma maneira, devem ser reconhecidos naturalmente. É importante salientar também que Efésios 4:11 trata de funções e não de títulos ou cargos, sendo assim não precisamos usar estes termos para honrarmos Cristo na vida dos irmãos. Quando um membro do corpo está comunicando a autoridade de Cristo através do dom que recebeu este irmão deve ser honrado(entenda por "querido" já que a expressão honrar tende a dar uma conotação não tão fiel devido a má interpretação da maioria) entre os irmãos, pois se está fluindo com zelo no dom que recebeu todos estão sendo edificados por meio de Cristo nele e isso é bom. Lembre-se disso, Jesus sempre irá usar outras pessoas para moldar o Seu caráter em nós, então saiba que todos precisamos uns dos outros, logo todas as funções citadas por Paulo são definitivamente importantes e serão sadias se concebidas da maneira correta, caso contrário se tornarão, como já se vê, num grande cabide de ditadores que se assentam sobre os outros julgando-se donos do rebanho de Cristo. Outro detalhe importante é que numa congregação podem haver vários irmãos que fluem no dom de pastor. Por falar nisso a função de pastor é bem mal interpretada também. A maioria das pessoas acreditam que alguém com o microfone na mão deva ser o pastor, ou mesmo aquele que fala um pouco mais que os outros. Isso ocorre muito comigo, pois sou bem falador quando estamos reunidos, no entanto passo longe de fluir como pastor.
Em outro artigo estarei falando um pouco sobre as funções e suas características.
Depois do que você já leu até aqui se der uma boa olhada na sua bíblia, e for honesto, perceberá que tudo o que escrevi esteve sempre lá, o que acorre é que agora você pode contemplar estas questões de uma ótica mais bíblica do que a que te apresentaram. CONTINUA...(em breve)


Luciano Silva


Postem suas dúvidas e comentários.

1 comentários:

Iranildes Costa disse...

Graça e paz!
Amado, eu tenho uma dúvida acerca da igreja caseira, pois Atos 2:46 e 5:42 nos mostra que os irmãos da igreja primitiva diariamente iam ao templo, além de se reunirem nas casas. Vocês frequentam um templo ou se reúnem apenas nas casas?
Qual é a concepção de vocês a este respeito:
Obrigada!

Postar um comentário

 
;