quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pequena adaptação de um texto de Baxter


Uma pequena adaptação minha de um texto de RICHARD BAXTER (1615-1691)
 
Teólogos de laboratório, infurnados em suas torres de marfim. 
Durante o dia consomem o seu tempo construindo teorias religiosas inúteis e a noite repousam deste "penoso trabalho" em suas camas confortáveis. São aperentemente ricos em palavras, convictos em suas razões débeis, porém estéreis em obras. 
Como flexas lançadas em todas as direções, são ligeiros e hábeis em dissiminar suas críticas fundamentadas em fábulas e assim seguem nutrindo suas vidas medíocres sem nenhum fruto de valor. 
Não há como ligá-los a Cristo, pois não há testemunho Cristão em nenhum destes. 
Suas palavras soam fortes com um só propósito, esconder a fraqueza dos seus testemunhos. 
Hipócritas, estão fartos! 
Aparentam aprender sempre, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade. 
Afasta-te destes. 
Romanos 12:3
 
_______________________________________________________________________
 
Texto original:
“A pior coisa que desejo a você é que você tenha meu sossego no lugar de seu trabalho. Eu tenho razão para considerar a mim mesmo o menor de todos os santos, mas ainda assim eu não temo em dizer ao acusador que em comparação comigo, o trabalho da maioria dos negociantes da cidade é um prazer para o corpo, mas mesmo assim eu não trocaria meu próprio trabalho pelo do maior prícipe. Seus trabalhos lhes preserva a saúde; o meu a consome. Eles trabalham com tranquilidade; eu em contínua dor. Eles têm horas e dias de recreação; eu mal tenho tempo para comer e beber. Ninguém os molesta pelo seu trabalho; quanto mais eu faço, mais ódio e problemas atraio a mim”.
 
Os principais teólogos de nossos dias “trabalham em teorias religiosas”, mas – e preste bastante atenção nisso – eles não são conhecidos como ganhadores de almas. Meu enfado contra os principais teólogos de nossos dias é que eles são críticos da Bíblia recostando-se em camas floreadas de sossego, nos oferecendo das suas sinecuras mentais, conjuntos de teologia feitos sob medida. O oposto a tudo isso era o caso de Baxter. Sua alma afligia-se pelas almas dos homens. Ele sempre saía sorrindo a bendita mensagem do sangue da eterna aliança. Ele não era um sonhador espiritual retirado em uma torre teológica de marfim. Nem era um teólogo de laboratório, dissecando um dogma morto. Como Wesley, Baxter era um santo prático. Baxter permaneceu firme como uma rocha em tempo e fora de tempo!"

0 comentários:

Postar um comentário

 
;