terça-feira, 22 de março de 2011

ENTÃO, SAINDO ELES, PREGAVAM AO POVO QUE SE ARREPENDESSE

"ENTÃO, SAINDO ELES, PREGAVAM AO POVO QUE SE ARREPENDESSE" 
Marcos 6:12


 Ontem(22/03) em nosso momento de estudo, na casa da irmã Solange, tivemos uma ótima reflexão. Tratamos de um assunto crucial sobre qual deve ser a nossa atitude, como cristãos, em relação a levar a mensagem de Jesus ao mundo. Fiquei muito satisfeito, pois pudemos expor nossas limitações, inseguranças e tudo mais que de alguma forma ainda nos inibe quando o assunto é testemunhar por meio de palavras. 

A verdade é que em meios aos anos que passaram de alguma forma nós acabamos negligenciando este ponto tão central do cristianismo não dando a devida atenção a ele. Isso fez com que algo simples se tornasse confuso para muitos de nós. Sim, houve o tempo em que nos sentíamos motivados a ir para as ruas, de casa em casa, nos pontos de prostituição, de drogas etc... levando a mensagem do reino, mas ai, não sei se por achar simples de mais, começamos a ter por certo complicarmos um pouco as coisas e um sentimento, que hoje identifico como muito equivocado, nos fez estacionarmos, pois acreditávamos que não estavamos preparados para receber as novas pessoas que estariam chegando. "Não éramos santos o suficiente". Confesso que eu fui o mais ignorante neste ponto e estou profundamente arrependido. Porém o fôlego ainda enche os meus pulmões e para mim este é o maior sinal de que as coisas podem mudar, de que nós podemos retornar aos trilhos. 

Há uma dúvida que permeia a mente de muitos cristãos e é esta: Se eu simplesmente procurar viver a exemplo de Jesus, seguindo os seus ensinamentos sobre como deve ser a nossa conduta em meio aos incrédulos, eu não estarei desta forma levando as boas novas? Ou será que eu preciso literalmente falar de Jesus para as pessoas?

Veja, viver uma vida sendo um cristão exemplar resulta, com toda a certeza, em glória ao Senhor, mas viver uma vida testemunhando do Senhor promove a Sua alegria, pois há alegria nos céus por cada pecador que possa vir a se arrepender por meio da pregação da verdade.

"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15.7

Percebe? Noventa e nove justos vivendo uma vida exemplar, a exemplo de Cristo, é algo maravilhoso, mas não pode gerar a mesma  alegria alcançada por um pecador que, ouvindo as boas novas, se arrepende. 

Vou citar alguns exemplos.
Jesus declarou que nós devemos ser o sal da terra, mas se este sal se tornar insípido, ele não mais servirá ao seu propósito. Da mesma forma devemos ser a luz do mundo. Não tem como esconder uma cidade edificada sobre um monte. Também não se acende uma lâmpada e a coloca  debaixo de uma vasilha. Esta luz deve ser posta num lugar onde iluminará a todos. Então, Jesus conclui dizendo: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. 

Vivermos não segundo os padrões do mundo, mas segundo Cristo, faz com que as pessoas glorifiquem a Deus. Entenda-se que esta atitude, prudente e essencial, diz respeito ao permanecermos salvos, é o que deve vir depois do arrependimento e deve acompanhar a nova vida que recebemos. 

Agora veja outro exemplo.
"Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos , se maravilharam, e tinham conhecimento, de que eles haviam estado com Jesus".

Aqui está algo muito importante. Primeiro quero dar ênfase no fato de que aquelas pessoas se maravilharam, não por que Pedro e João estavam demonstrando que a justiça deles excedia a justiça dos fariseus, nem por que eles estavam demonstrando amor pelos inimigos e pelo próximo ou ainda porque eram servos exemplares, nada disso, eles se maravilharam porque mesmo sem eles terem conhecimento da letra, sem terem qualquer habilidade oratória, eles estavam agindo, falando, pregando as boas novas, com ousadia.

Eu sei que isso para muitos pode parecer assustador. Digo, você ter que falar algo abertamente diante de pessoas. Conheço casos que literalmente a pessoa desmaia quando se vê na incumbência de se pronunciar em público e isso passa a ser bastante constrangedor e pode causar muitos traumas. Mas, Deus sabe da nossa condição. Ele conhece perfeitamente as nossas limitações, e foi exatamente por isso que Ele mesmo é quem nos capacita para cumprir o propósito de levar as boas novas. Veja:

"Mas RECEBERÃO PODER quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO MINHAS TESTEMUNHAS... até os confins da terra". Atos 1:8

Quando lemos em apocalipse que os tímidos não herdarão o reino dos céus, podemos entender porque esta timidez é comparada a prostituição, roubo, mentira e tudo quanto nos afasta de Deus, é porque se formos tímidos não podemos realizar a vontade de Deus. Por tanto, diante desta possível deficiência da nossa parte, Deus nos dá o Seu Espírito e com Ele a ousadia necessária para rompermos com nossas barreiras interiores. 

"...não fiqueis preocupados como ou o que haveis de falar. Naquela mesma hora vos será concedido o que haveis de dizer, pois não sois vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai é quem fala em vós".

Precisamos ter uma coisa em mente. Jesus nos deu uma nova vida e com ela um novo propósito. Se ressuscitarmos em nós a velha vida, ou parte dela, estaremos com toda a certeza tornando mais e mais difícil cumprimos a vontade de Deus. Isto é fato e é muito perigoso, pois...

"Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus".

Mas qual é exatamente esta vontade do Pai?

"Pois a vontade do meu Pai é que todo aquele que vê o Filho e nEle crê tenha a vida eterna..."

"Pois é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos, sendo livres, e não tendo a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus".

Veja que a vontade do Pai começa na pregação das boas novas e se estende ao vivermos de maneira exemplar. Uma coisa não anula a outra, logo as duas devem ser observadas na vida de qualquer cristão. O diabo pode cegar o entendimento dos incrédulos para que não aceitem estas boas novas, mas ele jamais poderia estar conseguindo impedir que os discípulos de Jesus continuem a pregá-la. 

Você lembra que Jesus sempre enviou os seus discípulos de dois em dois? Voltando para o antigo testamento, você lembra que Deus levantou Moisés, mas este não tendo habilidade com as palavras, Deus chamou Arão para que os dois juntos pudessem realizar o propósito de libertar o povo das mãos do Faraó?

A questão é que dois é sempre melhor do que um. Quando um cai o outro o ajuda a levantar. Quando um parece desanimado o outro o reanima. Com isso quero dizer que todos nós podemos cumprir com os propósitos de Deus, no tocante ao levar as boas novas, bastando para isso primeiramente estarmos conscientes desta responsabilidade, depois termos por certo de que o Espírito Santo é quem nos capacita e por fim convidarmos um outro irmão, ou irmã para o partilhar desta missão. Isso vai promover encorajamento mútuo e sobre tudo satisfação na alma por estar correspondendo com o Pai.

Creio que é o próprio Espírito Santo quem está a nos deixar desconfortáveis com a forma como até então estávamos tratando deste assunto, afinal somos os instrumentos que Deus escolheu para que Ele possa fluir o Seu poder e misericórdia para com  o mundo, por isso quero dizer que podem contar comigo para toda e qualquer mudança necessária para que isso aconteça.

Ainda há tempo de retornarmos aos trilhos!


0 comentários:

Postar um comentário

 
;